quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Malditos clichês

Uma das coisas que mais desvalorizam alguma obra de arte é, sem sombra de dúvida, o clichê. O lugar comum. A situação enlatada. Às vezes, um único clichê pode colocar a perder um grande filme, pode fazer um livro sério virar piada ou transformar uma aguardada história em quadrinhos em decepção. 

No entanto, tentar achar esses clichês pode ser um ótimo divertimento. Aliás, certos filmes só valem a pena por essa razão. Mas como eu gosto muito de ver filmes, sempre presto atenção em detalhes e então resolvi catalogar alguns dos clichês mais usados em Hollywood que qualquer um concordará comigo. Ai vai: 


10 - Computadores: Com sistemas operacionais um tanto amigáveis, baseados unicamente em comandos de texto, e mesmo em atividades altamente técnicas, como quebrar a senha de um sistema, as mensagens são claras e auto-explicativas, como do tipo "Quebrando a senha do pentágono... senha quebrada... copiando arquivos secretos do Exército... arquivos secretos do Exército copiados". 


let-dog-stick-head-out-window-2.jpg (400×300)9 - Crianças e cachorros: Seja o que for, desde catástrofes naturais até o crime organizado russo, nada pode deter esses seres formidáveis. Um simples garoto pode acabar com uma rede terrorista internacional somente com a ajuda dos seus próprios brinquedos e algum eventual animal de estimação (e de um velho misterioso de quem tinha medo), e um cachorro geralmente possui a inteligência comparável à de um ser humano. Crianças não sentem medo de qualquer tipo de bandido.


8 - Minorias étnicas: Cidadões americanos descendentes de estrangeiros sempre guardam traços fortíssimos da cultura de seus parentes – mesmo que as suas famílias vivam no país há centenas de anos. E, por mais tempo que morem no Estados Unidos, nunca aprenderam a falar inglês perfeitamente. Exemplos: ítalo-americanos sempre possuem uma ligação com a máfia e sempre recheiam suas falas com "capicce" e "mama mia!"; hispânicos nunca tiram o bigodinho ralo e sempre falam "señor", "gracias".



Bond_Villain.jpg (460×498)7 - Supervilões: Supervilões são orgulhosos e não enxergam os defeitos mais básicos dos seus planos, e isso sempre os leva à ruína. São extremamente pacientes e explicam detalhadamente seus planos para o herói, e são incapazes de matá-lo diretamente, preferindo colocá-los em uma extravagante máquina assassina de eficácia duvidosa. Destacam sempre os capangas mais incompetentes para guardar a prisão. Supervilões não usam armas de fogo, e, quando usam, atiram no chão, perto das pernas do herói, ou em algum cano ou tubulação próxima.


6 - Tralhas e bugigangas: Se por um acaso o herói receber um objeto que pareça não ter nenhuma função, em algum momento de sua aventura ele chegará a usa-lo e o mesmo será ultramente importante para o desenvolver da trama.

5 - Alienígenas: Alienígenas sempre são do tamanho e forma de um ser humano, e sempre falam inglês. Algumas vezes, são exatamente iguais a seres humanos, com cortes de cabelo, maquiagem e bijuteria correspondentes à moda da Terra do período.


4 - Monstros: Monstros são bonzinhos. Se alguém descobre em uma floresta ou tumba antiga, por acaso, o Pé Grande, uma múmia egípcia ou um Frankenstein da vida, esse monstro vai instantaneamente se tornar um grande amigo dessa pessoa (de preferencia crianças ou cachorros). Da mesma maneira, vai se tornar o astro do time de basquete da escola e, possivelmente, será o rei do baile de formatura – onde demonstrará toda a sua desenvoltura dançando.


3 - Policiais: Policiais sempre são amargurados, sempre perderam um parceiro, o pai (também policial), um filho ou a esposa. Às vezes os quatro. Sempre possuem um chefe linha-dura, que os ameaça de suspensão, e sempre são suspensos e devolvem o distintivo, e o mais importante, se ele for suspenso com certeza irá resolver o caso.



pretty-in-pink-fb.jpg (420×300)2 - Presidentes americanos: Presidentes são super-heróis, imortais. Um presidente americano pode, na hora do aperto, salvar o mundo de uma catástrofe nuclear com a força dos próprios punhos, se revelar um piloto de caças ou um exímio espadachim. O coração dos presidentes americanos é puro, extremamente preocupados com a vida humana em geral ("Ora, Secretário de Estado, não me diga o que fazer! Aquele mendigo é um cidadão americano e nós não vamos deixá-lo nas mãos dos alienígenas. Dê a volta neste maldito avião agora mesmo!"). Nada de texanos idiotas.


1 - Bailes de formatura: A menina mais feia e nerd da escola, no baile de formatura, soltará os cabelos, tirará os óculos, colocará um vestido provocante e será a mais cobiçada da festa. O seu amigo de infância, nesse momento, perceberá como a ama, e instantaneamente esquecerá a líder de torcida arrogante por quem julgava estar apaixonado. Ah! A líder de torcida vai se dar mal (se fuder) no final do filme de um jeito ou de outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceiro

Melhores Curtas